Ruídos em excesso são desagradáveis, seja na rua, no ambiente de trabalho ou mesmo no lazer. E quando não se consegue um ambiente de paz e silêncio nem estando na própria casa, isso pode ser ainda mais irritante. O barulho causa perturbação do sossego e da tranquilidade, pois impede o descanso e o repouso, além de comprometer a saúde daqueles que são obrigados a escutá-lo. Não é à toa que esse é um dos principais motivos de conflitos entre as pessoas que moram em condomínio.
O regimento interno determina uma faixa de horários aceitáveis, nos quais há uma tolerância para os ruídos, que vai geralmente das 8 às 22 horas. Entretanto, o que muitos condôminos não sabem ou ignoram é que, mesmo dentro do horário permitido, há um limite para a perturbação sonora. As pessoas que se sentem vitimadas se acomodam, gerando um clima de impunidade. Os problemas de barulho não são fáceis de serem resolvidos. O incomodado que quiser fazer valer o seu direito ao sossego passa por um árduo caminho até alcançar resultados. O primeiro passo para a solução do problema é o registro da ocorrência junto ao administrador. A partir daí, o síndico pode encaminhar uma advertência ao apartamento que desrespeitou a regra de poluição sonora. No caso de reincidência, o síndico deve aplicar a multa prevista no regimento interno do condomínio, que não pode ultrapassar os limites previstos no Código Civil. O recomendado é que a reclamação seja feita já nas primeiras ocasiões, evitando que o ato se torne recorrente.
O que mais contribuiu para o vertiginoso aumento dos problemas de ruídos em edifícios condominiais foi a modernização das técnicas de construção, o que diminuiu a espessura das paredes e lajes, resultando na transmissão de ruídos entre os apartamentos. Os animais, assim como seus donos, não devem incomodar seus vizinhos com ruídos. O bom senso deve ser prioridade na convivência em condomínio. O pensamento em coletividade e não apenas em seus próprios interesses deve ser incentivado pelos moradores e gestores, para que haja paz e sossego e a harmonia que todos desejam no lugar onde moram.